terça-feira, 7 de outubro de 2008

2 - As informações já não dependem apenas dos jornalistas para circularem. Um exemplo disso foi a rápida difusão das fotos tiradas por passageiros do metrô em Londres minutos depois dos atentados ocorridos em julho de 2005. Diante dos fatos, qual é o novo papel da mídia na sociedade digital?

Por Alex Miranda e Michelly Dupim

De fato as informações já não dependem do jornalismo para a circulação nos novos meios de comunicação. A internet permite a qualquer pessoa divulgar textos, arquivos de áudio, vídeos e imagens em larga escala, mas a produção em massa e por muitas pessoas não garante a precisão e a qualidade da informação. Neste contexto, no qual muitos podem, o papel da mídia passa a ser o de agregar conteúdo, tecnologia e informação à notícia a ser divulgada.

Embora as novas mídias, como os blogs, por exemplo, não sejam exclusivamente ferramentas para o jornalismo, a cada dia se torna mais comum o uso deste meio para a veiculação de notícias. Criado para divulgar dados pessoais e/ou públicos, o blog exerce grande papel na comunicação, uma vez que agrega a tecnologia a favor da informação. Além do mais, diferente das mídias tradicionais, o blog permite uma participação mais ativa do leitor, seja através de comentários ou no fornecimento de informações.

As novas mídias, por ter uma maior abrangência no contexto social, uma vez que ela é mais econômica e mais ágil, deve ter compromisso com o conteúdo distribuído. O leitor está mais atento a esse processo, considerando a sua participação nesse novo modelo de mídia. Isso não exclui o trabalho do jornalista, que agora tem o compromisso de apurar melhor o conteúdo, sem se esquecer da responsabilidade ética sobre a informação.

Apesar de serem grandes focos de discussão, essas novas mídias se consolidam, agregando valores, unindo cultura, entretenimento e novas tecnologias. Contudo, cabe ao leitor a função de filtrar o que elas oferecem.

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